Pages

24.8.10

Coluna Jornal do Triângulo ED#16

Saudações. Bom dia, boa tarde, boa noite a você, leitor do Jornal do Triângulo. Eu sou Danilo Cruvinel e a partir desta edição escreverei nesse espaço sobre o Campeonato Mundial de Basquete. Este ano, o Mundial será realizado na Turquia e começa no dia 28 de agosto.

Brasil. A Seleção Brasileira está no grupo B, junto com os atuais campeões olímpicos Estados Unidos, Eslovênia, Croácia, Irã e Tunísia. O Brasil estreia dia 28 contra o Irã, às 15h30, horário de Brasília.

Completa. Pela primeira vez, desde o Pré-Olímpico de Las Vegas em 2007, a Seleção Brasileira jogará completa, com os jogadores que atuam na NBA, Europa e Brasil.

Escalação. Os jogadores convocados para o Mundial são: Marcelinho Machado (Flamengo); Nezinho (Brasília); Murilo (São José); Raulzinho (Minas); Alex (Brasília); Marcelinho Huertas (Caja Laboral/ESP); Leandrinho Barbosa (Toronto Raptors/NBA); Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers/NBA); Guilherme Giovannoni (Brasília); Nenê (Denver Nuggets/NBA); Marquinhos (Pinheiros) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs/NBA). O técnico do Brasil será o argentino Rubén Magnano, vice-campeão mundial em 2002 e campeão olímpico em 2004.

Preparação. O Brasil começou a se preparar no fim do mês passado no Rio de Janeiro. Fez alguns jogos de exibição nos Estados Unidos e já está na Europa, onde disputou um torneio amistoso na Espanha e disputará outro na França, antes do início do Mundial.

Logroño. No torneio amistoso de Logroño (ESP), o Brasil jogou contra a Argentina e a Espanha. Desfalcada de Nenê e Tiago Splitter, que se recuperam de lesão, o Brasil não conseguiu vencer. Derrota para a Argentina por 77 a 73 e para a Espanha por 84 a 68.

Varejão. O detalhe importante do jogo contra a Espanha foi o fato de Anderson Varejão ter se contundido. O Pivô brasileiro teve uma entorse no tornozelo e precisou sair de quadra carregado. Para sorte dos torcedores, a contusão não é grave e Varejão garante que joga o Mundial. “Estou aliviado por não ter sido algo de mais grave, uma lesão nesse momento poderia me deixar de fora da Turquia, e isso não passa pela minha cabeça”, afirmou Varejão.

Amistoso. Antes do torneio na França, o Brasil fez um amistoso contra os anfitriões na última sexta-feira, 20. O jogo marcou a volta de Splitter e Nenê. O jogo . . . (Vai acontecer ainda – segunda mando o resto)

França. No domingo, já pelo torneio amistoso na França, o Brasil jogou contra a Austrália (Vai acontecer ainda – segunda mando o resto)

Irã. O primeiro adversário do Brasil no Mundial será o Irã. Apesar de ter jogadores desconhecidos para grande parte do público brasileiro, a seleção do Irã conta com um jogador da NBA, o pivô do Memphis Grizzlies, Hamed Haddadi e vem surpreendendo em competições internacionais.
Histórico. Nas olimpíadas de Pequim 2008, o Irã estava no Grupo A, junto com Argentina, Lituânia, Croácia, Rússia e Austrália. Foram cinco derrotas e a última colocação no grupo. Porém, não podemos usar isso como único dado sobre o Irã. Eles são os atuais bicampeões da Copa da Ásia.

Favoritismo. O Brasil deve respeitar o Irã, mas não temê-lo. Temos um time muito mais qualificado tecnicamente e experiente. A Seleção Brasileira é uma das únicas que disputará o Mundial da Turquia com seus principais jogadores. Se o Brasil não for pra frente agora, não vai nunca mais!